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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MODELO: PROJETO COMUNITÁRIO

PROJETO COMUNITÁRIO: ESPORTE SOLIDÁRIO
RESUMO
O projeto Esporte Solidário tem como justificativa a grande carência de lazer encontrada em todo o nosso país. Este projeto, sem dúvida, vem contemplar a comunidade do bairro Floresta e bairros próximos, no município de Cascavel – Paraná. O projeto tem como objetivo atender 1200 crianças, na faixa etária de 07 a 14 anos, no núcleo do “JARDIM FLORESTA”. Tirando da rua crianças e adolescentes que ficavam ociosas nas ruas ou em casa, sozinhas . Estão envolvidas instituições municipais – SEMEL e governo Federal. Trabalham no projeto diretamente com a clientela: a coordenadora Liamara Schwarz, monitores , professor de português e zeladora. Sendo todas as 4ª e 6ªfeiras, no período contrário ao da escola. As atividades realizadas: esportes e recreação, reforço escolar, reforço alimentar, educação para a saúde e artes. Com este trabalho, possibilitaremos à comunidade condições de superar os problemas enfrentados com este mundo tão globalizado e pouco solidário. O lazer possui o poder de sedução e através dele melhora o comportamento, proporciona novas amizades e aumenta o conhecimento, tendo chance de ser um cidadão melhor.
INTRODUÇÃO
A criança e o adolescente em situação de risco só podem ser entendidos na dinâmica de sua existência, em permanente processo de criação e recriação de idéias, normas, atitudes, manifestações, expressões, valores, enfim, produzindo cultura. Desta forma, compreendendo a prática como critério que qualifica a produção de conhecimento, pretendo relatar a experiência do projeto ESPORTE SOLIDÁRIO no bairro Floresta de Cascavel – Paraná.
Aproximando-me da problemática inerente à complexa realidade das crianças e adolescentes em situação de risco no Brasil, procuro aprofundar estudos sobre o lazer e a educação popular, interrogando ações desenvolvidas com e para este grupo. Apresentar subsídios que busquem orientar a construção desta proposta de intervenção no campo do lazer com meninos e meninas que ficavam nas ruas, mostra-se, portanto, o problema do qual estamos tentando resgatá-lo para a sociedade, mostrando novos caminhos a serem seguidos.
Partindo da necessidade de ocupar estas crianças, a Secretaria de Esporte e Lazer, elaborou o Projeto Esporte Solidário que foi enviado ao governo federal, e este aprovou os projetos dos municípios que o fizeram. Assim, foi liberada a verba para que os mesmos pudessem ser realizados.
JUSTIFICATIVA
O lazer/educação, frente sua característica não-formal, conforma-se em uma perspectiva de educação popular e se manifesta como um processo de capacitação e formação política vinculado a um grupo, articulando dialogicamente sua prática à apreensão sistemática da realidade em que se localiza.
Neste sentido, em relação ao lazer tido como prática pedagógica e social, Graciana (1997) alerta que:
“(...) é educativa justamente para ter uma intencionalidade, uma temporalidade e uma organização. Forma parte do âmbito da educação não-formal. O fato de aprender não é aleatório ‘’e uma conseqüência planejada. Não obstante, não se trata de aprender qualquer coisa ou ao acaso, mas determinados aspectos da realidade, com sua valorização pertinente, isto é, trata-se de educar dentro de um modelo que permita desenvolver a liberdade em relação de dependência com todos os outros”( P. 130).

O projeto Esporte Solidário tem como justificativa a grande carência encontrada em todo o nosso país pelo esporte, lazer e recreação. Este projeto sem dúvida vem contemplar o bairro Floresta e bairros vizinhos.
Com este trabalho, possibilitaremos a comunidade condições de superar os problemas enfrentados com este mundo tão globalizado e pouco solidário, onde cada dia que passa a tecnologia deixa mais pessoas desempregadas e cada vez mais distante uma das outras, o esporte e o lazer possui o poder de sedução de aproximar as pessoas. A proposta do Esporte Solidário se justifica pôr fazer com que o poder público venha a perceber a sanar este afastamento entre as pessoas, fazendo com que a comunidade se sociabilize e se una em defesa de seus direitos como cidadão.
OBJETIVOS
Atender 1200 crianças no Núcleo de “JARDIM FLORESTA” CASCAVEL – PARANÁ. Sendo 600 no período da manhã e 600 no período da tarde, provenientes de diversas escolas municipais e estaduais da região do Jardim Floresta, Jardim Clarito, Conjunto Abelha e Conjunto Colonial Pazinatto oportunizando desta maneira a possibilidade de oferecer a estas crianças, atividades recreativas e esportivas em seus horários de ociosidade escolar. A faixa etária a ser atendida será de 07 à 14 anos.
Resgatar essas crianças e adolescentes que ficavam ociosas nas ruas ou em casa sozinhas sem os pais, para ser um cidadão melhor.
METODOLOGIA
Neste projeto estão envolvidas todas as instituições do governo Municipal e do Governo Federal, sendo fundamental a participação das seguintes secretarias e principalmente a SECRETÁRIA DE ESPORTE E LAZER com o Coordenador Geral do projeto: MANOEL ALVES DOS SANTOS NETTO.:
¨ Secretaria de esporte e lazer – Coordenação e desenvolvimento de todo o projeto.
¨ Secretaria de Cultura – Coordenação das atividades de arte-educação
¨ Secretaria da educação – Fornecer parte da clientela e alimentação.
¨ Secretaria da saúde Coordenação da Educação para a Saúde.
¨ Secretaria de ação social – Fornecer espaço físico e parte da clientela.
¨ Secretaria do meio ambiente – Orientações sobre meio ambiente.
¨ Corpo de bombeiros – Orientações sobre primeiros socorros.
¨ Polícia militar – Orientações sobre combate as drogas.
Trabalham diretamente no projeto ESPORTE SOLIDÁRIO no JARDIM FLORESTA, a coordenadora LIAMARA SCHWARZ e 17 monitores acadêmicos de Educação Física, uma zeladora, um professor de Português formado e o presidente do bairro.
O projeto funciona todas as 4º, 6º feiras, das 8:00 às 12:00 h. no período da manhã; 13:30 às 17:30 no período da tarde. Para as crianças que estudam de manhã freqüentam à tarde o projeto e vice-versa.
As atividades realizadas:
¨ ESPORTES E RECREAÇÃO: basquetebol, voleibol, futebol, pimbolim, tênis de mesa, handebol, futsal, xadrez, atletismo, entre outras recreações.
¨ REFORÇO ESCOLAR: Acompanhamento das tarefas escolares, vídeos educativos, jogos educativos, xadrez.
¨ REFORÇO ALIMENTAR : fornecimento de uma refeição em cada um dos turnos de atendimento.
¨ EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: Orientações sobre higiene pessoal, palestras educativas.
¨ ARTE- EDUCAÇÃO: Expressão corporal, pintura, capoeira, artes manuais, artesanato, crochê, pintura em tecido.
Estas atividades ficam fixas e a cada meia hora as crianças fazem o rodízio, as atividades são divididas pela faixa etária. Dependendo das atividades deixam-se livres as crianças para fazerem o que desejarem.
A coordenação elaborou projetos para acontecer juntamente com o projeto Esporte Solidário, dando mais incentivo a participacão das crianças, como: Festa junina, festival da canção, festival recreativo, Competição de Atletismo, passeios entre outros que ainda serão planejados no decorrer do ano.
O projeto teve início em 03.04.2002 e terá a duração de 10 meses, podendo ou não ter continuidade no ano que vem.
A divulgação foi feita em todo o bairro Floresta e nos bairro próximos, através de visitas dos monitores. As crianças fizeram seus cadastros e ganharam uma camiseta do projeto.
O local utilizado pelo projeto é o salão comunitário do JARDIM FLORESTA, Ginásio de esportes e campo de futebol.
RESULTADOS
Desta maneira, o espaço de lazer deve se materializar enquanto um espaço de organização e formação de meninos e meninos para que busquem soluções aos problemas que lhes afetam e para que exerçam seus direitos de plena cidadania, espaço de formação cultural, educacional.
Somos pais, mães, profissionais, agentes de saúde e amigos dessas crianças, tornando uma grande família. Aliadas a outras, estas são as ações que queremos ver funcionando. Esta vem sendo nossa tentativa.
A base fundamental do trabalho educativo e de conscientização deve se consolidar sobre uma dialética relação com o contexto onde se desenvolve. Assim, faz-se necessária uma ação educativa voltada ao resgate da cidadania concretizando-se na vida dessas crianças, procurando colocar sob o crivo da reflexão, sua própria realidade.
Perseguindo tais proposições, apresentamos o projeto, uma experiência de lazer/educação em construção com meninos e meninas do bairro JARDIM FLORESTA – CASCAVEL, PR.
Mais resultados teremos no final do projeto, por enquanto estão demonstrando que gostam do projeto pela participação de 600 crianças no total.
CONCLUSÃO
Dificilmente solucionaremos os grandes problemas sociais neste mundo globalizado, sem estarmos unidos com a mesma finalidade. Parcerias entre Governo Federal e o Governo Municipal vem de encontro ao caminho longo e árduo a ser percorrido em busca de uma vida mais justa. Acreditamos que poderemos cumprir com uma parte de nossa obrigação, que é de proporcionar a educação, o esporte e o lazer a classe popular.
Este projeto já faz parte dos anseios de nossa população, Cascavel devido a grande migração do homem do campo para o centro urbano pôr motivo da alta tecnologia implantada no campo, tornou-se uma das cidades com maior déficit social da região oeste do Paraná, com isso qualquer projeto de cunho social que venha a ser firmado com o Governo Federal é de fundamental importância para atendermos a grande demanda social que encontramos em nosso município.
Concordo com as idéias de Mascarenhas ( 1999) :
Com os pés no chão, insistimos em perseguir um lugar. A utopia em acreditar que a igualdade entre os homens não seja tão somente jurídica, mas também econômica, e o desejo de verem distribuídas nossas riquezas, tanto materiais como culturais, é o que nos move. Um passo à frente e já não estamos no mesmo lugar. Estamos caminhando
(p. 325).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANAIS, 11º ENAREL – ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER. Foz do Iguaçu – Pr,1999.
BRASIL, Lei n.8.069/90. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Ministério do Bem Estar Social, 1993.
GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social de rua. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCELLINO, N.C. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1987.
MASCARENHAS, F . Lazer e educação: uma intervenção com crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Goiânia. In : I CONGRESSO REGIONAL SUDESTE DO CBDE. Anais. Campinas: Unicamp, 1999.

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