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segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Modelo de Projeto

ESTADO DO MARANHÃO

MUNICÍPIO DE DAVINÓPOLIS

CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

Criado pela Lei Mun. nº 61/04


FICHA DE TÉCNICA


NOME DO PROJETO:


"EDUCANDO COM O ESPORTE!"


1. DADOS DA ENTIDADE SOCIAL EXECUTORA DO PROJETO:

a) Identificação da entidade responsável pela execução do projeto:

Razão Social: Conselho Lei Municipal: nº 061/04.


b) Endereço e dados para contato:

Município/U.F.: Davinópolis – MA.

Instituição Proponente: CMEL – Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Endereço: Rua 07 de Setembro, 379, Centro. CEP. 65.927-000, Fone: **99/ 9136-2661

c) Natureza da entidade responsável pela execução do projeto:

( X) Organização não-governamental ou entidade social privada sem fins lucrativos

( ) Órgão público municipal

( ) Órgão público estadual

d) Dados do presidente ou responsável maior da entidade executora:

Nome do representante: Juliano Alves Abreu

RG nº xxxxxxxxxxxxxxxxx-xxx

CPF nº xxxxxxxxxxxxx - E-mail: cmeldedavinopolis@gmail.com

Endereço: Rua 07 de Setembro, 379, Centro. CEP. 65.927-000, Fone: **99/ 9136-2661

e) Dados do responsável pelo projeto na entidade ou órgão executor:

Nome: Antonio Lima de Santana

Av.: Rua João Pessoa, nº 19, Centro

CEP: 65.927-000 - DAVINÓPOLIS-MA

Fone: (**99) 9135-1729 - E-mail: cmeldedavinopolis@gmail.com


1. IDENTIFICAÇÃO:

A. NOME DO PROJETO:

"EDUCANDO COM O ESPORTE!"

B. PROPONENTE DO PROJETO

Proponente: CMEL – CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

Razão Social: Conselho Lei Municipal: nº 061/04.

Endereço: Rua 07 de Setembro, 379, Centro. CEP. 65.927-000 – Davinópolis – MA.

Responsável Legal:

Nome completo: JULIANO ALVES ABREU

RG nº xxx-SSP/xx

CPF nº xxxxxxxxxxxxxx - E-mail: cmeldedavinopolis@gmail.com

Endereço: Rua 07 de Setembro, 379, Centro. CEP. 65.927-000, Fone: **99/ 9136-2661

PERFIL DA ENTIDADE EXECUTORA

No ano de 2004, foi votado e aprovado na Câmara Municipal de Davinópolis-MA. e sancionado pelo Prefeito a Lei que cria o CMEL – Conselho Municipal de Esporte e Lazer, órgão de acompanhamento e controle Social do FMEL- Fundo Municipal de Esporte e Lazer, o CMEL tem como objetivo:

  1. Incentivar o Esporte e o Lazer em toda as suas Categorias e Modalidades;
  2. Propor política municipal de desporto e lazer de acordo com o artigo 217 da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município em seu Art. 10,inciso IX;
  3. Discutir e aprovar o calendário esportivo juntamente com a Secretaria de Educação Desporto e Lazer e as Associações Desportivas;
  4. Colaborar, acompanhar e formar sugestões para as ações a serem desenvolvidas.

O CMEL tem se Comprometido com o bem está e melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, em todas as áreas que tivemos atuações, como acompanhamento e participação nos Campeonatos e Torneios seja beneficentes ou não no município.

Indicado sócios para serem membros titulares ou suplentes dos mesmos, atuando nas decisões das políticas publicas de geração de emprego e renda, bem como desenvolvendo ações em conjunta com todos os sócios em educação, saúde e atividades sócio – educativa e participativa, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Lazer, desenvolvemos programas, projetos e serviços voltados para crianças e adolescentes visando protegê-los das situações de risco pessoal e social a que estão submetidos diariamente...

Dentre as ações destacam-se:

- PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, programa do Governo Federais, que em parceria com o município, atende a 150 crianças e adolescentes (07 a 15 anos) que se encontrava em situação de trabalho infantil. As crianças e adolescentes, contemplados com o referido programa participam de atividades sócio-educativas em horário diferente ao da escola com ênfase no reforço escolar, esporte, cultura e lazer, com parceria desta entidade.

- Atendimento às crianças de 03 a 05 anos em creches. Trata-se de um Programa do governo Federal que em parceria com o município e entidades acompanha crianças em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo ações educativas visando à socialização e o desenvolvimento cognitivo.

- Núcleo de Medidas Sócio - Educativas - programa municipal que atende adolescentes em conflito com a lei, sentenciados pelo Juizado da Infância e Juventude para cumprirem medidas sócio-educativas em meio aberto: Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. A equipe, além de acompanhar os adolescentes infratores, realiza trabalho preventivo nas escolas através de palestras educativas.

- Competições: - As principais competições que tem atuação do CMEL anualmente são: os campeonatos Municipais masculinos e femininos nas modalidades de futebol e futsal, atletismo, artes marciais, voleibol, basquete nas categorias: mirim, infanto, juvenil, JED´S Jogos Escolares de Davinópolis, (máster e amador).

2. CONSIDERAÇÕES GERAIS

A. APRESENTAÇÃO:

O projeto tem como finalidade de contribuir para formação esportiva e educacional de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Bem como a qualificação e Melhoria das condições de vida destes beneficiados. Fortalecer as práticas esportivas, na medida em que darão a população infanto – juvenis melhores condições de atuares e participarem, das decisões em prol das políticas publica e metodologias, das modalidades esportivas desenvolvidas.

B. JUSTIFICATIVA

O Município de Davinópolis, localizado a sudoeste do Estado do Maranhão, integra a denominada região Tocantina, possui índice de pobreza elevado onde parte considerável da população vive abaixo da linha de pobreza sem acesso aos bens e serviços produzidos socialmente. A renda do município gira em trono do serviço público municipal e do programa social Bolsa Família.

Como todos os municípios do Brasil, os problemas sociais vêm se agravando tendo em vista o desemprego crescente o que deixa a população em situação de vulnerabilidade social aumentando as demandas por serviços públicos que venham amenizar tal problemática.

Cabe aqui destacar a situação da infância e adolescência que nesse contexto social desfavorável sofre com os desarranjos familiares e em decorrência disso ficam expostos aos fenômenos da negligência, maus tratos, abandono familiar, violências sexuais, evasão escolar, consomem drogas, trabalho infantil, envolvimento em atos inflacionais e outras situações de violação de direitos fundamentais.

Destaca-se que, embora, haja uma, melhora pontual, no que diz às ofertas de serviços sociais públicos, estes programas ainda não superaram tais situações, persistindo, no município estes fenômenos, constituindo-se um dos principais desafios a serem enfrentados na atualidade.

"Segundo relatos do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os problemas envolvendo crianças e adolescentes vem se agravando. Tal fato é observado pelo número de denúncias (média de denúncias diárias: 02) de casos de violação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente e pelo número de aplicação de medidas de proteção (40 casos atualmente). Diante de tal problemática, torna-se imperativo que medidas de proteção social eficazes sejam tomadas voltadas para a prevenção e combate aos fatores de riscos a que são expostos diariamente".


Nesse sentido é que o Conselho Municipal de Esporte e Lazer, vem propor ao Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Maranhão, financiamento do PROJETO "EDUCANDO COM O ESPORTE!"
, voltado para atender as crianças jovens e adolescentes e desportista de nossa cidade.

Trata-se de uma proposta que vem oferecer aos mesmos acessos a prática de esportes nas modalidades de futebol, futsal, vôlei, basquete e karatê e outras modalidades.

O projeto "EDUCANDO COM O ESPORTE!"
sem dúvida, é de extrema relevância social para a comunidade e para os beneficiários uma vez que proporcionará aos mesmos a criação de novas opções de vida, criando condições de superação das dificuldades, servindo como alternativa para afastar-se das drogas e criminalidade, o mesmo contribuirá, também, para fortalecer as características positivas priorizando valores construtivos como: companheirismo, auto controle, respeito às regras, auto superação, e controle dos impulsos negativos e agressividade.

Outra característica do projeto é que vem contribuir para redução da evasão escolar e repetência, melhorando os níveis de concentração. Visa, ainda, a troca de informações, capacitação, formações de novos valores, mudanças de comportamento desenvolvendo a personalidade e possibilitando formas diferenciadas de reflexão e ação.

No campo da saúde, o projeto possibilitará a potenciação e preservação das capacidades físicas, emocional e psicossocial melhorando a qualidade de vida, influenciado na formação da auto-estima, credenciando para uma melhor ação produtiva e participação na sociedade.

C. OBJETIVO GERAL

Proporcionar as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social do Município de Davinópolis, acesso à prática de esportes, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos, expectativas de forma que possa desenvolver competências técnicas sociais e comunicativas; contribuindo, também, para formação da cidadania, criando obrigações, estimulando a personalidade intelectual e física bem como oferecendo chances reais de integração e inserção social, afastando-os das drogas e violência, ensinando-os valores éticos morais, reduzindo a evasão escolar e estimulando a auto-estima e melhorando a qualidade de vidas dos mesmos. Proporcionar também aos adultos um esporte saudável como forma de lazer.

D. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover e incentivar o esporte e a alta estima das crianças, adolescentes e adultos;

- Contribuir para o bom andamento das atividades esportivas e educacionais;

- Propiciar uma ação integrada junto à prefeitura, escolas e a sociedade;

- Adquirir materiais de consumos, expedientes e permanentes para os trabalhos.

E. PÚBLICO ALVO

O Projeto beneficiará crianças, adultos e adolescentes nas modalidades e categorias já relacionadas.

F. METAS

Pretender beneficiar 100 crianças e adolescentes retirando-os definitivamente da situação de risco pessoal e social em que se encontram, sendo:

- 60 crianças na faixa etária de até 14 anos, incompleto identificado pelo Conselho Tutelar e que se encontram cumprindo medida de Proteção com ênfase para aquelas vítimas de abuso sexual intra e extra familiar, negligência, abandono material e afetivo dos pais ou responsáveis.

- 40 adolescentes de 15 a 19 anos incompletos priorizando aqueles que estejam cumprindo medida sócio-educativa em meio aberto encaminhado pelo Núcleo de Medidas Sócio Educativas, bem como aqueles encaminhados pela Secretaria de Educação que apresentam histórico de evasão escolar, repetência, conduta de indisciplina, agressividade, dificuldade de obedecer a regras e normas.

Todos os beneficiários encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade social com vínculos afetivos familiares fragilizados, sem renda fixa ou com renda inferior a ¼ de salário mínimo e beneficiários de Programa Bolsa Família etc.:

- Proporcionar

3. DIVULGAÇÃO DO PROJETO

A. PLANO BÁSICO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO

Entrevistas nas emissoras de rádio e TV;

Divulgação dirigida junto a potenciais apoiadores;

Produção e veiculação e peças publicitárias tais como:

Folder's;

Out-door's.

Veiculação de spot's nos seguintes canais de comunicação:

Rádios e TV's locais (Davinópolis);

Divulgação de rádio e TV na região circunvizinha.

O projeto "EDUCANDO COM O ESPORTE!", nos possibilitará aos parceiros patrocinadores e de apoio a associação de suas marcas a um de nossos maiores patrimônio cultural, colaborando, assim, para a preservação de nossas tradições e para o reforço da imagem de instituições comprometidas com nossos valores culturais e esportivos.

ANEXO 2. 3) Plano de mídia visual:

Período vários dias.

Quantidades: 02 banners

Freqüência:

LOGOMARCAS A SER UTILIZADA:

Prefeitura, Governo Estadual, Departamento de Desporto, e Entidade.

Nos (banners/faixas/placas/balões/camisas/Folder's,Out-door's)e outros.

4. EXECUÇÃO DO PROJETO

A. PRAZO DE EXECUÇÃO

B. CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

(colocar as atividades e as de inicio e termino)


5. PLANILHA DE DETALHAMENTO DE CUSTOS


A. DESPESAS

(discriminar as despesas)

7. RESPONSÁVEIS


A. EQUIPE RESPONSÁVEL

01 Coordenadores:

01 Assistente Social: responsável para acompanhar os beneficiários bem como suas famílias, realizando atendimentos individuais bem como em grupos (palestras educativas) visando o fortalecimento dos vínculos afetivos familiares.

03 Orientadoras Sociais. As mesmas serão responsáveis para acompanhar a freqüência, assiduidade e disciplina das crianças e adolescentes, realizando visitas nas escolas bem com as suas residências. Estas, após serem indicadas pela Secretaria de Educação, serão capacitadas e remanejadas para o projeto após sua aprovação.

Considerando que o município de Davinópolis é de pequeno porte e não dispõe de instrutores de esporte nas modalidades que se propõe o projeto (karatê, futebol de campo, vôlei e basquete), estes, após aprovação do projeto, serão selecionados, capacitados e contratados para atender os objetivos do projeto.

8. PARCEIROS

A. RECURSOS HUMANOS


SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA DESPORTO E LAZER

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

NÚCLEO DE MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS EM MEIO ABERTO

CONSELHO TUTELAR.

B. RECURSOS FINANCEIROS

SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTE E DA JUVENTUDE

CMEL-CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

DEPARTAMENTO DE DESPORTO

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

9- AÇÕES QUE SERÃO REALIZADAS

A execução do projeto "EDUCANDO COM O ESPORTE!",
dar-se-á em primeiro lugar com a inscrição dos beneficiários nas modalidades de esporte escolhida.

Os mesmos participarão das atividades esportivas 03 vezes por semana no horário inverso ao da escola.

Serão ofertadas as seguintes vagas por modalidade:

Karatê - 10 vagas (Matutino: Vespertino: 10 vagas )

Futebol - 10 vagas (Matutino: Vespertino: 10 vagas )

Vôlei - 10 vagas (Matutino: Vespertino: 10 vagas )

Basquete - 10 vagas (Matutino: Vespertino: 10 vagas)

Outras Modalidades – 10 vagas (Matutino: Vespertino: 10 vagas).

As atividades serão direcionadas ao desenvolvimento dos fundamentos do esporte, apuração técnica com atenção dirigida para habilidade e velocidade.

Atividades paralelas, de cunho educativo, também serão oferecidas tais como participação em campanhas comunitárias, palestras, recreação bem como promoção de torneios internos.

No que diz respeito às palestras educativas, estas serão desenvolvidas mensalmente tendo a participação tanto dos beneficiários quanto das famílias. As mesmas abordarão temas relacionados à cidadania, sexualidade, meio ambiente, drogas, DST/AIDS, violência doméstica e urbana, relações familiares, qualidade de vida, bem como outros temas de relevância solicitada pelos mesmos.

10. ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO

Em relação à rotina das crianças e adolescentes que são organizadas por faixa etária, nível de desenvolvimento de habilidades e competências, a partir de vários grupos, sendo cinco em cada turno, com média de 10 integrantes cada, perfazendo 50 crianças e adolescentes por turno, com atividades diárias de segunda a sexta-feira.

Roda de conversa – 20 minutos diários. As rodas desejam estreitar os vínculos afetivos e proporcionar um espaço de diálogo para a criação de regras de convivência entre o próprio grupo e os educadores.

Aulas 1 e 2 – primeiras 2 atividades diárias de 60 minutos, incluindo as modalidades esportivas.

Lanche - 15 minutos.

Socialização - 60 minutos. A socialização é um espaço lúdico e recreativo onde as crianças e os adolescentes compartilham momentos de lazer e aprendizado em espaços organizados diariamente, propondo atividades diversificadas, permitindo que cada escolha aquelas que mais deseja durante a semana.

Escovação – 10 minutos. O trabalho de escovação de dentes acontece diariamente logo após o lanche, como um processo educacional para a compreensão da importância da higiene bucal e do cuidado com a dentição.

Aula 3 (segundas, quartas e sextas) , incluindo as Oficinas – 40 minutos.

Oficinas - são atividades de livre escolha, isto significa que durante esse espaço de aprendizagem as crianças de 4 a 14 estão agrupadas por interesse.

  • Tempo para realização dos trabalhos:


08 horas por dia das 08:00 horas, de segunda-feira e sexta-feira, no período de 12 meses.

  • Método de trabalho nos turnos:

(especificar horário de exucação das atividades)

12. RECURSOS HUMANOS


13. ORÇAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS

14. LOCAL

Modalidades:

Karatê – Quadra Poliesportiva Davi Alves Silva e Quadra Bazoga

Futebol – Campos de Futebol Santa Lúcia (Municipal) e

Quadra de Areia da Escola Municipal Maria Lucilene Moreira

Vôlei – Quadra de Areia da Escola Municipal Maria Lucilene Moreira,

Quadra Poliesportiva Davi Alves Silva e Quadra Bazoga

Basquete – Quadra Poliesportiva Davi Alves Silva e Quadra Bazoga

Outras Modalidades – Quadra Bazoga – CIED.

15. AVALIAÇÃO

A avaliação do Projeto "EDUCANDO COM O ESPORTE!"
Será contínua, sistemática e será realizada através de reuniões mensais com a participação de todos os envolvidos na execução bem como de uma equipe criada especialmente para esse fim composta por 01 membro do Conselho Tutelar, 01 membro do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes, 01 Técnico da Secretaria de Assistência Social e 01 Técnico da Secretaria de Educação.

O objetivo da mesma é analisar a operacionalização do projeto, os impactos, as dificuldades, sucessos e retrocessos dando encaminhamentos adequados, corrigindo as falhas e realizando ajustes necessários para o bom funcionamento do mesmo. Dentre os indicadores de avaliação destacamos: satisfação dos beneficiários, participação nas atividades programadas, assiduidade, participação das famílias.

PROJETO

"EDUCANDO COM O ESPORTE!"

DAVINÓPOLIS – MA

2009


1 comentários:

Anônimo disse...

Eu ja fui presidente de liga de fuebol de campo e de salão e nunca tive apoio de recurso federal sempre realizei evento esportivo com ajuda dos comerciantes da cidade.

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