Subscribe:

Pages

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

História de Davinópolis - MA.



Davinópolis – MA
Davinópolis foi criado, pela Lei Nº 6.191, de 10 de novembro de 1994, o município de Davinópolis, com sede no Povoado Davinópolis, a ser desmembrado do município de Imperatriz, subordinado à Comarca de Imperatriz.
Área Territorial: 337 km² Fonte: IBGE Ano de Instalação: 1997 Microrregião Oeste Maranhense Mesorregião Davinópolis Altitude da Sede: 180m Distância à Capital: 482.7151 Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Sua Área é de 337 km² representando 0.1015 % do Estado, 0.0217 % da Região e 0.004 % de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.593 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Dados Econômicos
As informações estão divididas em cinco áreas: Agropecuária, Comércio, Economia, Capacidade de Consumo e Telecomunicações; tendo sido coletadas do site do IBGE (www.ibge.gov.br) e provenientes de pesquisas e metodologias distintas.
Os dados de Pecuária, Extração Vegetal e Agricultura foram obtidos através de pesquisas: Produção Pecuária Municipal, Produção Extrativista Municipal e Produção Agrícola Municipal, todos do IBGE/SIDRA. A Pesquisa de Informações Básicas Municipais, também do IBGE, serviu como referência para a coleta das bases de dados para as áreas Comércio e Telecomunicações.
Os dados de Economia foram coletados dos resultados dos cálculos apresentados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD.
Os Dados/Indicadores estão revelados por ano, onde cada um apresenta um recorte particular.
Os dados de Agropecuária estão disponibilizados do ano 2000 ao 2004, além de 1991, nos modo tabela. Já os gráficos demonstram seus dados de 1990 à 2004. Já os dados referentes à Comércio e Telecomunicações se referem ao ano de 2001. As informações sobre Economia são relativas aos anos de 1991 e 2000.
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano de Davinópolis - MA
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga todos os anos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A elaboração do IDH tem como objetivo oferecer um contraponto a outro indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), e parte do pressuposto que para dimensionar o avanço não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.
No IDH estão equacionados três sub-índices direcionados às análises educacionais, renda e de longevidade de uma população. O resultado das análises educacionais é medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Já o resultado do sub-índice renda é medido pelo poder de compra da população, baseado pelo PIB per capita ajustado ao custo de vida local para torna-lo comparável entre países e regiões, através da metodologia conhecida como paridade do poder de compra (PPC). E por último, o sub-índice longevidade tenta refletir as contribuições da saúde da população medida pela esperança de vida ao nascer.
A metodologia de cálculo do IDH envolve a transformação destas três dimensões em índices de longevidade, educação e renda, que variam entre 0 (pior) e 1 (melhor), e a combinação destes índices em um indicador síntese. Quanto mais próximo de 1 o valor deste indicador, maior será o nível de desenvolvimento humano do país ou região.
Fonte: PNUD/Atlas de Desenvolvimento Humano (http://www.pnud.org.br/)
Contagem da População 2007 é de 11.329

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Jay você é cara que realmente promove sua cidade! sem contar que ajuda agente que está longe desta cidade maravilha a ficar por dentro do que acontece.

um abraço

Roberval

email: roberval@bol.com.br

elobo7 disse...

achei de muito bom gosto as informaçoes colocadas a respeito desta cidade. a mesma so tinha ouvido falar atraves ti uma ex-namorada aqui da minha cidade, Nova York...

Anônimo disse...

por cara tá ficando legal esse blog!

Anônimo disse...

amigos este blg esta bom d+

participem da comunidade nossa no orkut.. blzas..

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=20611385

abraços.. a todos.

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, sua sugestão ou perguntas.
se for o caso breve lhe será respondido...

Notícias do brasileirão 2009